História da STASSA

Breve Historial da Instituição

A S. Tiago – Associação de Solidariedade Social de Areias (STASSA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), situada na freguesia de Areias, concelho de Santo Tirso, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, conforme publicação no DR, III Série, de 3 de Março de 2000.

Foi constituída em 26 de Novembro de 1996, de acordo com a respetiva escritura pública, lavrada no 2.º Cartório Notarial de Santo Tirso, por iniciativa de um grupo de fundadores, tendo sido determinante a ação do fundador n.º 1, e atual Presidente da Direção, Luís Gonzaga da Silva Freitas Rodrigues.

A fundação da S. Tiago – Associação de Solidariedade Social de Areias (STASSA) resultou da necessidade sentida de respostas sociais, designadamente para a Terceira Idade, nas freguesias de Areias, Palmeira, Lama e Sequeirô, que integram a zona comummente designada por «Além-Rio».

De realçar a colaboração e disponibilidade da Junta de Freguesia de Areias, ao doar à Instituição, em 28 de fevereiro de 1997, o edifício da antiga escola primária, na altura devoluto e em fraco estado de conservação, hoje a sede da STASSA, onde funcionam as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Decorrido todo o processo burocrático e concluídas as obras, a Instituição recebeu os primeiros utentes a 18 de abril de 2005, tendo iniciado o serviço de Apoio Domiciliário no mês seguinte, contando, na altura, com um total de cinco colaboradores.

Nos anos seguintes, o número de utentes e colaboradores aumentou exponencialmente, tendo sido estabelecidas parcerias com entidades externas, relativas à prestação de cuidados de saúde, e no âmbito da promoção de relações intergeracionais. Em cada momento, novas metas vão sendo estabelecidas na dinâmica de uma Instituição integrada na comunidade e em interação com ela.

S. Tiago – Associação de Solidariedade Social de Areias (STASSA) trabalha com o intuito de minimizar os efeitos de exclusão social, através da prestação de serviços no âmbito do apoio social.